Com a pandemia, o isolamento das pessoas idosas fortaleceu a incidência de problemas relacionados à saúde mental.
Distúrbios mentais como depressão e ansiedade advindos da solidão do isolamento fizeram com que viver a terceira idade se tornasse ainda mais difícil.
Se a terceira idade já é marcada por suas debilidades, uso de medicamentos diários e visitas regulares ao médico, com as complicações psicológicas tudo fica mais difícil.
Um exemplo disso são os medicamentos antidepressivos que possuem mais efeitos e contraindicações do que um remédio para dor de dente, deixando a situação ainda mais pesada.
Veja alguns cuidados que os idosos devem ter em relação à saúde mental.
Boas noites de sono
Uma boa noite de sono é um dos pilares para uma vida saudável, ainda mais na terceira idade.
Não dormir bem aumenta consideravelmente o risco de incidência de problemas mentais. Existem pesquisas que comprovam que um sono desregulado é capaz de favorecer o Alzheimer.
O indicado é que o sono varie de 7 a 9 horas, dependendo do organismo e do nível de cansaço.
É só por meio de uma boa noite de sono que se recompõe a energia no corpo e se evita acordar de mau humor.
É esse mal humor que em longo período de tempo se transforma em estresse e assim em doenças como depressão e ansiedade.
Boa alimentação e atividade física
Uma boa alimentação é outro dos pilares da vida saudável, e assim, auxilia tanto na saúde física quanto na saúde mental.
Uma alimentação baseada em alimentos nutritivos e saudáveis é capaz de combater momentos estressantes, com isso, melhorando o a qualidade de vida.
Ademais, há a atividade física que otimiza o funcionamento de todo o corpo, promovendo assim o exercício da mente.
Com os exercícios físicos, se colhe benefícios como a melhora do sistema cardiovascular e imunológico, e assim, se colhe também o bem-estar.
Dê chance a novas possibilidades
As possibilidades, oportunidades e aquisição de novos hobbies são essenciais para que o idoso tenha uma boa saúde mental.
Momentos felizes e que trazem prazer, fazem com que a saúde mental do idoso não tenha recaídas, o fortalecendo ainda mais em momentos ruins.
Distrair a mente é essencial para que pensamentos autodestrutivos não virem rotina.
Se distrair com a prática de atividades de lazer, momentos com a família e com amigos é a chave para uma melhor visão da vida, consequentemente uma saúde mental estável.
Na atual situação mundial, o idoso deve se adaptar a esses momentos com as precauções necessárias.
Ampliar o ciclo de relacionamentos
Tendo em vista fatores como aposentadoria, ausência dos familiares, a perda de pessoas próximas e a solidão que se resulta, criar novos laços é essencial para uma vida mais feliz e saudável.
Participar de grupos de leitura, de dança, de viagens e de práticas esportivas auxilia na melhora da sociabilidade do idoso.
O fator social por sua vez é o que traz movimento e melhor fluidez a vida, além de trazer um maior amparo na terceira idade.
Adesão das tecnologias
As tecnologias são o ponto forte do século 21, sendo a solução para o vácuo social que foi trazido com a pandemia.
É pelas tecnologias, pela internet e pelos seus canais digitais que é possível relacionar-se com as pessoas mais facilmente, apesar da distância e do isolamento social.
É por meio da adaptação a essas tecnologias que os idosos conseguem manter contato, sanar dúvidas, resolver problemas e se entreter sem sair de casa.
A internet, além de manter, consegue ser a ponte para novas amizades, trazendo uma série de oportunidades, como novas formas de diversão e novos aprendizados.
Assim, se tem uma nova forma de se distrair e manter a sua mente ativa.
Leitura, cultura e conhecimento
A leitura é uma das formas de distrair a mente e de fugir da realidade mais indicada em momentos como o atual.
Além de portar uma grande carga cultural e de conhecimento se é ainda a forma de conhecer novos mundo e ter novas experiências sem sair de casa.
Além da leitura, os filmes e séries são uma ótima forma de passar o tempo. Assim como a leitura, podem promover o exercício da mente, fazendo com que o idoso se espaireça de seus problemas e dificuldades.
A leitura e os filmes também podem ser a fonte de conhecimento da terceira idade, ajudando no fluxo de informações e no raciocínio.
Tratamento psicológico online
Com as atuais mudanças, muitas profissões tiveram que se adequar e se remoldar, e assim foi na área da saúde e da psicologia.
Atualmente existem psicólogos que aderiram as novas modernidades com ferramentas de trabalho, oferecendo atendimento pela webcam.
Contudo, é interessante especialmente em momentos como esse, que se preze pela saúde mental e pelo trabalho dos psicólogos.
A saúde mental deve ser uma prioridade assim como a física, e tal como ela, deve ser uma preocupação diária, com cuidados regulares.