Técnica de tratamento que utiliza a música em meio à inúmeras atividades para cuidar de alguns problemas de saúde, assim é denominada a musicoterapia. Mas vamos lá, ressaltamos que a prática não tem muito a ver com aulas de canto ou entonações.
Por ajudar no desenvolvimento de aspectos cognitivos (concentração, atenção, planejamento e organização), exercitar a memória e reduzir sintomas de depressão, a musicoterapia tem sido muito utilizada nos tratamentos com idosos e cada vez mais tem mostrado benefícios realmente efetivos.
E como funciona?
Nessa técnica, os idosos são encorajados a fazer parte de atividades diferentes que envolvem a música, como: cantar, improvisar, criar, brincar, etc., e que ao mesmo tempo também lidam com seus problemas e preocupações. Dessa forma, a musicoterapia pode ser usada para aprimorar as mudanças psicológicas que ocorrem com o processo de envelhecimento, a prevenção de doenças cardiovasculares é um bom exemplo.
Existem casos de pacientes que sofrem de demências causadas pelo Alzheimer, por exemplo, que conseguem participar das atividades de música de uma forma bem natural. Algumas pessoas mal conseguem apontar no relógio que horas são, mas quando a música toca, entram no clima e participam, afinal, música é algo que todos nós gostamos, nos dá ânimo e trazem boas lembranças, o que ajuda no resgate de memórias antigas, desenvolvendo a atividade cerebral.
Diante de tantas vantagens, a prática está presente há muito tempo aqui na Casa de Repouso Morada do Sol!
Nós percebemos que os idosos que aqui vivem, além de gostarem muito das aulas de musicoterapia, demonstram uma sensação de bem-estar e se expressam mais durante essas aulas, o que promove maior interação social entre todos eles.
Para saber mais sobre os serviços e atividades da nossa casa de repouso, fique de olho em nosso blog e a nossa página do Facebook. Se quiser nos fazer uma visita, será muito bem-vindo(a) também. Esperamos por você 🙂