Quando alguém fala sobre a importância de ler, nós sempre pensamos nas crianças, certo? Bom, realmente a leitura é vista como um estímulo muito importante nas primeiras fases do desenvolvimento infantil, afinal, é ela que contribui para um vocabulário rico, incentiva a criatividade, a imaginação e o raciocínio. Mas, precisamos lembrar de que há outros grupos na sociedade que podem se beneficiar desse hábito, como por exemplo, os idosos.
Esses benefícios podem sim ser aplicados na terceira idade. Incentivar que idosos tenham o hábito de ler, é mais do que fazer um refinamento da gramática, é estimular a imaginação, o raciocínio, ocupar a mente e mantê-la ativa.
Muitos estudos comprovam que a leitura atenua os efeitos do envelhecimento e ajuda na prevenção de doenças degenerativas do corpo e da mente. Além disso, tal exercício mental ajuda no funcionamento cerebral, porque por mais que a idade já esteja um pouco avançada, ainda sim é possível nascer novos neurônios.
Outros benefícios importantes são:
- Estimula a memória, aumentando a capacidade mental.
- Nos dá novas palavras e meios de expressarmos nossos sentimentos.
- Aproxima a nossa compreensão do mundo e do autoconhecimento.
- Nos faz estar diante de nossas crenças.
- Sentimos mais vontade de falar, ler, escrever e escutar.
- Estaremos sempre acompanhados,
- Eleva a autoestima.
Viu só? Os livros são muito mais do que páginas com palavras, são grandes portas de entradas para um grandioso mundo de conhecimento, diversão, prazer e um ótimo ajudante na manutenção da saúde física e emocional dos idosos.
Atualmente existem muitos grupos especialmente para idosos do tipo “Clube do Livro”, onde um livro é escolhido para que eles leiam e debatam depois. Muitas Casas de Repouso para Idosos também fazem isso, como o Morada do Sol, que incentiva a leitura de seus hóspedes e tem grupos com atividades especiais voltadas para essa prática.
Entre em nossa página do Facebook e confira nosso trabalho com os idosos. Aqui sobra amor, carinho e atenção.