A acupuntura é uma técnica chinesa, que quando aplicada de forma correta e por bons profissionais, pode ser um ótimo auxílio aos tratamentos de problemas de saúde que surgem ao longo da vida.
O procedimento consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, sendo que cada um destina-se a tratar partes do organismo.
Observações clínicas demonstram que melhora a imunidade e é efetivo em doenças respiratórias, problemas emocionais e até enxaqueca.
Confira 5 benefícios desse tratamento para os idosos.
Acupuntura melhora o estado de saúde
O método é baseado na ideia de que o corpo é composto do acúmulo de energia em várias regiões, nomeados como meridianos. Se o fluxo de energia nestes pontos estiver desequilibrado, o corpo pode enfrentar inflamações.
A acupuntura serve para tratar de doenças, e também para normalizar energias , que também promovem saúde.
Sistema respiratório é beneficiado
Já foi atestado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que esse tipo de tratamento traz diversos benefícios para pacientes com rinite, sinusite e até mesmo amigdalite aguda. Também pode melhorar resfriados e gripes.
Doenças oculares
Catarata, miopia e conjuntivite aguda são problemas bastante comuns em idosos, porém, os sintomas podem ser minimizados por meio da acupuntura.
Problemas emocionais e mentais
É comum que idosos sofram com depressão, ansiedade e insônia, por conta da mudança na rotina. Sendo assim, o método com as agulhas pode equilibrar o emocional do paciente e deixá-lo mais calmo e tranquilo.
Dores crônicas também encontram alívio na acupuntura
Em alguns casos, esse tipo de tratamento também é indicado para pessoas que sofrem com dores crônicas, já que ajuda a amenizar o incômodo.
Assim como qualquer outro tratamento, as respostas variam de um indivíduo para o outro e devem sempre ser orientada por profissionais certificados.