O implante dentário na terceira idade é algo muito comum. Isso porque, com o passar do anos, é normal que os dentes fiquem mais fracos e passem por uma série de problemas.
Um exemplo disso são as cáries e até mesmo o tártaro, que acabam levando um idoso a necessitar extrair seus dentes e trocá-los por implantes.
Justamente por isso que os implantes são conhecidos, uma vez que devido ao alto índice de uso entre pessoas da terceira idade, muitas pessoas chegam até mesmo a acreditar que a perda dos dentes é um sintoma certo da velhice.
Entretanto, vale lembrar que isso não é uma verdade e é possível permanecer com seus dentes até o fim da vida.
Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre prótese dentária fixa ou móvel durante a terceira idade.
Assim como entenda também os principais casos, consequências e compreenda os cuidados que são necessários nessa faixa etária para manter a saúde bucal mesmo utilizando implantes ou próteses.
Como funciona o implante dentário na terceira idade?
Para quem não sabe, fazer um implante na terceira idade requer alguns cuidados, afinal de contas, nessa faixa etária o paciente pode ter alguns problemas de saúde, o que faz dele uma pessoa mais sensível, do mesmo modo que as crianças.
Entretanto, vale a pena ressaltar que nessa faixa de idade, assim como já mencionado anteriormente, esse procedimento é comum, uma vez que o paciente fique mais suscetível a algumas doenças bucais.
Justamente por isso, que o primeiro passo para quem procura o implante dentário na terceira idade precisa, é passar por uma avaliação em alguma das clínicas dentárias de implantes para que um profissional possa avaliar e verificar a necessidade, bem como calcular a possibilidade de realizar a cirurgia.
Nessa avaliação, é natural que o profissional questione não só coisas relacionadas à saúde bucal, como também outros pontos, como o histórico de patologias presentes ou o passado familiar do paciente.
Além disso, todo o procedimento e necessidade dele também deve ser acompanhado pelo geriatra do paciente, caso ele faça esse acompanhamento médico.
Por último, mas não menos importante, uma vez comprovada a possibilidade de fazer a cirurgia de implante, o paciente ainda será submetido a alguns exames antes do procedimento, como por exemplo:
- Hemogramas;
- Tomografia;
- Radiografia;
- Exames de análises clínicas.
Com os resultados dentro da normalidade, o dentista consegue, comprovadamente, atestar que o paciente está apto a receber os implantes.
Em suma, o implante pode ser feito em qualquer idade, mesmo que o paciente seja muito idoso. Basta apenas que os exames e todos os processos de avaliação estejam de acordo com a normalidade.
Existem contra indicações para realizar implante dentário na terceira idade?
Apesar de ser uma cirurgia considerada simples, de rápida cicatrização e recuperação, ainda sim, ela pode não ser recomendada em alguns casos.
Isso porque, a cirurgia implante dental não é recomendada para pessoas com dificuldade de cicatrização, por exemplo.
Além disso, não é recomendado que pessoas com deficiência no sistema imunológico façam esse procedimento, pois elas acabam ficando mais expostas a problemas de infecção devido à cirurgia.
Da mesma forma, não é recomendada para pessoas com diabetes em nível alto, câncer, doença autoimune e problemas cardíacos graves.
Como é o pós operatório do implante dentário na terceira idade?
Mesmo sendo uma cirurgia simples, é necessário enfatizar que mesmo assim a colocação de um implante é um procedimento cirúrgico que envolve o corte da gengiva, que por sua vez deve cicatrizar sem infecções.
Portanto, é importante seguir todas as indicações do profissional, como tomar os remédios prescritos.
Além da medicação, é comum que os profissionais solicitem uma alimentação diferenciada, sem comer coisas muito quentes ou duras por um determinado tempo para que não haja ruptura dos pontos ou sangramento exacerbado.
Além disso, é necessário continuar realizando a higienização da boca e dos demais dentes, mas de uma forma cuidadosa.
Em suma, o tratamento de implante dentário na terceira idade, realizado em uma clínica odontológica implante dentário traz uma série de benefícios, desde a questão da saúde até o convívio social.
Isso porque, além de conseguir se alimentar melhor, o paciente poderá falar melhor e até mesmo ter uma autoestima mais elevada, com um novo sorriso.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.