Segundo pesquisas realizadas pela University of Skövde, da Suíça, a companhia de cães para idosos pode resultar na redução da pressão arterial e eficiência cardíaca. Para a pesquisa, os animais foram levados à lares de idosos, os quais tiveram a pressão arterial avaliada no início e final da visita.
Como resultado foi observado que a pressão e frequência cardíaca do grupo tinha diminuído significativamente após 20 minutos junto dos cães.
O que são cães terapeutas
A presença de um animal faz com que o paciente se sinta motivado para realizar certas atividades que são solicitadas em alguns tipos de tratamento. Por isso, os cães são treinados de forma específica para fazer parte de uma equipe terapêutica.
Como os cães terapeutas são adestrados?
O adestramento é realizado entre 4 e 8 meses de duração. Durante esse período os cães aprendem a ter domínio da força motora traseira, a não lamber, a não se alterar frente a ruídos intensos, pavimentos não agradáveis e cheiros fortes. Além disso, também passam por testes de aptidão.
Cães e idosos
Geralmente, com a chegada da terceira idade, é comum que os idosos se sintam sozinhos e com auto estima reduzida. Com a presença de um cão é possível que esse quadro seja revertido.
Além disso, foi comprovado que a presença de animais de estimação contribuem não só com a saúde cardíaca, mas também com a mental e motora.