A cárie é um mal que quase toda pessoa pode falar que já teve na vida, se tornando uma questão popular que todos discutem: “se não tiver cárie, um dia você ainda vai ter”. Entretanto, isso é uma falácia, uma vez que é completamente possível fazer a prevenção de cáries.
Isso porque, existe um conjunto de fatores que causam essa questão nos dentes, dos quais são completamente evitáveis. Uma dessas ações de prevenção é justamente a alimentação.
Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse problema bucal, o que a falta de tratamento de uma cárie pode causar, bem como quais são as formas de prevenção e os alimentos que ajudam a evitar esse mal bucal.
O que são cáries?
A cárie, também chamada popularmente de ‘dente podre’, nada mais é do que um tipo de inflamação que atinge os dentes de uma pessoa devido a ação de bactérias.
Isso porque, mesmo que essas bactérias estejam na boca de forma natural, o acúmulo e desenvolvimento delas na boca pode causar diversos problemas, uma vez que a cárie não é a única.
Dessa forma, uma vez que essas bactérias se aglomeram na boca, elas acabam formando uma placa no dente, chamada de placa bacteriana, que pode causar o escurecimento das dentições.
As bactérias contidas nessa camada de placa bacteriana corroem o esmalte dentário, gerando sérias consequências, como a dor e desconforto, principalmente ao atingirem as partes mais profundas dessa dentição.
Em alguns casos, pessoas com quadros de cáries avançadas chegam a necessitar de extrair o dente e colocar implante dentário.
Portanto, antes de chegar a esse ponto é de extrema importância que a pessoa com sinais de cárie procure o dentista.
Uma vez que você vai ao dentista, o profissional poderá identificar a presença de cárie e iniciar o tratamento mais adequado, que normalmente é feito através de uma limpeza da boca e realização de restauração ou até mesmo um clareamento dentário, por exemplo.
Causa das cáries
Como já dito anteriormente, as cáries são causadas devido ao acúmulo de bactéria na boca. Essas bactérias por sua vez, quando acumuladas, formam placas no dente que podem causar diversos males como:
- Tártaro;
- Gengivite;
- Amarelamento dos dentes;
- Queda dos dentes.
Em suma, tudo isso é causado porque a junção dessas bactérias com o resto de alimento causa uma espécie de ácido que é extremamente tóxico para a boca.
Isso porque é esse ácido que vai corroer os dentes, chegando a perfurá-los formando buracos, deixando eles extremamente enfraquecidos, ao ponto de ter que extraí-lo, fazendo com que o paciente precise colocar uma prótese dentária.
Vale ressaltar que todo esse processo de corrosão causa muita dor, tanto de dente como em locais como a gengiva, que pode adoecer e apresentar gengivite, doença em que a gengiva fica inchada e pode apresentar sangramentos.
Alimentos que previnem a cárie
Confira a seguir uma lista de alimentos que te ajudará na prevenção das cáries para que não precise fazer procedimento como extrações, implantes, permitindo que a boca seja saudável e acabe precisando somente de tipos de clareamento dental.
- Fibras
A lista começa citando as fibras, que é um tipo de alimento que ninguém imagina, mas na verdade é um dos principais aliados quando o assunto é prevenção de cáries.
Isso porque, esse tipo de alimento ajuda a manter o fluxo de saliva na boca, questão fundamental para evitar o surgimento de cáries.
Nesse aspecto, é importante saber que a saliva é um combatente natural das cáries porque ajuda a degradar os alimentos e soltá-los dos dentes. Dessa forma, as fibras têm ainda a vantagem de ser facilmente encontradas em frutos secos como tâmaras.
- Cereais
Os cereais, componente presente em alimentos que possuem grãos internos, são ricos em ferro e vitamina B, substâncias super importantes quando o assunto é promover a saúde bucal, principalmente das gengivas.
Dessa forma, você pode encontrar cereais em alimentos como farelo de trigo, massas de grão inteiro, arroz integral, aveia grossa, etc.
- Laticínios e vegetais escuros
Esses alimentos entram na lista pois são ricos em um dos componentes essenciais para os dentes: o cálcio. Esse componente ajuda a fortalecer os dentes e diminui as possibilidades de que os açúcares e ácidos da boca corroam os minerais e criem desgastes.
Portanto, é possível consumir esses nutrientes através de alimentos como: derivados do leite e vegetais escuros, como brócolis.
Higiene bucal
É importante ressaltar que o consumo desses alimentos não substitui uma boa higiene bucal. Esta por sua vez se baseia na escovação diária, mais de duas vezes por dia e na utilização de fio dental.
Dessa forma, a junção de uma boa higiene com uma boa alimentação previne a cárie quase que 100%, pesquisando ”preço clareamento dental” por questões estéticas e não de saúde.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.