Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), apenas em 2012 foram registrados mais de 52 mil casos da doença em todo o Brasil e esse problema é o que mais atinge as mulheres e é o segundo que mais causa mortes em todo o país, perdendo apenas para os problemas cardíacos.
Para o sucesso do tratamento e a redução direta da mortalidade, a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada, pois os diagnósticos estão cada vez mais precisos e o tratamento mais eficaz.
No que diz respeito as análises e diagnósticos, a tecnologia está presente e com a ajuda dela, têm sido desenvolvidos equipamentos cada vez mais modernos com o objetivo de dar conforto as pacientes mesmo durante a realização dos exames.
Assim, as mulheres estão sofrendo menos, pois os aparelhos são mais ergonômicos e ficam menos estressadas, isso colabora para uma captação de imagens com maior qualidade e como consequência, o diagnóstico é mais efetivo.
A tecnologia também é vista no tratamento, pois cada vez mais individualizado, os resultados estão cada vez melhores e mais eficazes.
A cirurgia robótica também está sendo usada, pois por meio dela, há diminuição não só da dor como também do sangramento e do uso de medicação analgésica. Com tantos benefícios, o paciente também fica menos tempo internado, pois os resultados funcionais são ainda melhores.
Na radioaterapia, as máquinas usadas estão cada vez mais precisas e assim o raio só atinge o tumor e isso ajuda a manter preservado os demais órgãos que estão próximos ao tumor.
Gostou de saber como a tecnologia está contribuindo para reduzir e melhorar o tratamento do câncer de mama? Continue nos acompanhando, sempre temos informações importantes para você cuidar da sua saúde e de toda a sua família!