Estamos cada vez mais próximos das festas de fim de ano. Algumas pessoas já estão de recesso, outras não. Mas a questão é que muita gente opta por viajar com a família nesta época do ano, incluindo as vovós e vovôs. Há algum tempo atrás surgiu um boato de que os idosos teriam desconto para comprar passagens aéreas, mas será que é verdade? No post dessa semana do blog do Morada do Sol vamos falar exatamente disso, acompanhe.
A resposta correta é: não. Não existe lei alguma que obrigue companhias áreas a venderem passagens pela metade do preço para pessoas com 60 anos ou mais. Mas, a boa notícia é que existe sim um projeto de lei que está tramitando no Congresso, entretanto, nada foi determinado ainda.
Mas nem tudo são notícias ruins, os idosos possuem sim direitos especiais em voos pelo Brasil. São eles:
Assistência Especial
Tal serviço é oferecido em qualquer aeroporto do nosso país para os passageiros acima dos 60 anos, gestantes, deficientes físicos e pessoas com crianças de colo. Lembrando que isso não é um favor, trata-se de um direito. Dentro disso está: atendimento prioritário em todas as fases da viagem, inclusive no embarque, atendimento de suas necessidades especiais, como informações, instruções, ajuda no acesso às instalações aeroportuárias, aeronaves e veículos de busca.
As companhias aéreas brasileiras variam sua forma de atender os idosos, mas as regras acima valem para todas. Porém, é válido buscar quais são as metodologias de trabalho da empresa que você escolheu, para evitar imprevistos ou desconforto.
Lembrando que: caso você ou algum idoso que vá viajar com você tenha necessidades especiais, a companhia aérea deve ser comunicada até 24 horas antes do voo partir. Isso permite que eles se programem para receber tal pessoa da melhor forma possível.
Continue acompanhando o blog do Morada do Sol e fique por dentro de dicas e notícias sobre idosos e a nossa casa.