Hoje, 14 de agosto, é o Dia do Cardiologista. Essa data foi definida em 2007 pela SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia com o intuito de ressaltar a importância desse profissional na vida das pessoas e conscientizar a população a ter cuidados indispensáveis para evitar problemas no coração, um dos órgãos mais importantes do corpo humano.
Dia do Cardiologista
A cardiologia é uma especialização, ou seja, para se tornar um cardiologista é necessário fazer graduação durante seis anos em Medicina. O que demonstra a relevância do estudo aprofundado para essa profissão.
O cardiologista é responsável por diagnosticar e tratar disfunções/doenças referentes ao coração e a circulação sanguínea. Pessoas que possuem histórico de familiares que sofreram infarto precisam fazer regularmente um check-up cardiovascular para evitar possíveis complicações no futuro.
Se há alguma pessoa na sua família que sofreu com algum tipo de doença relacionada ao coração, o ideal é que você consulte um médico aos 30 anos se você for homem e 40 anos se for mulher.
Essa consulta é muito importante, pois de acordo com levantamento feito pela OMS – Organização mundial da Saúde, as doenças que mais matam no mundo são as relacionadas a problemas no coração.
Esse fato pode atingir pessoas de diversas idades, mas muitas doenças cardiovasculares costumam aparecer na terceira idade e por isso, é fundamental ter alguns cuidados no dia a dia.
Hábitos que podem ser grandes aliados na manutenção da saúde:
- Manter a alimentação balanceada, ou seja, comer carnes, legumes, verduras, frutas, leite e derivados;
- Evitar alto consumo de sal;
- Praticar exercícios físicos diariamente, como caminhada e musculação;
- Dormir pelo menos 8 horas;
- Fazer exames e consultas regularmente para ficar ciente de como está a saúde
Além disso, é possível identificar problemas no coração (arritmia, hipertensão, infarto, endocardite, entre outros), se a maioria desses sintomas começarem a aparecer no dia a dia:
- Dor no peito;
- Falta de ar;
- Cansaço constante;
- Palpitações;
- Tonturas;
- Inchaço nos tornozelos, pernas e pés;
- Desmaios;
- Tosse seca e persistente.
Por isso, não deixe de consultar um cardiologista, pois ele avaliará seu quadro e indicará o melhor tratamento, seja clínico ou cirúrgico.
Procurar um médico somente após infartar é extremamente errado, pois já foi perdido um grande tempo de tratamento. O certo é começar a tratar o quanto antes para prevenir adversidades.
Portanto, lembre-se: saúde e bem-estar em primeiro lugar.
Compartilhe este conteúdo para que mais pessoas entendam a importância do Cardiologista deixe um comentário abaixo.