Desde dezembro do ano passado o novo Coronavírus vem alarmando a população com as suas vítimas. Antes estavam concentradas apenas na China, mas agora podem ser encontradas em qualquer parte do mundo.
O caos por aqui deu início no final de fevereiro, mas muitos brasileiros ainda procuram alternativas de proteção, visto que o vírus tem grande poder de contágio, se espalhando rapidamente.
De acordo com um artigo publicado pelo The New York Times, o maior índice de infectados pela doença, e também vítimas fatais dela, possuem mais de 50 anos de idade. Ou seja, fazem parte do grupo de idosos.
Pensando nessa situação, separamos algumas dicas a fim de ajudar este grupo a se prevenir do vírus.
Porque os idosos são mais suscetíveis ao coronavírus?
Um dos principais motivos da doença apresentar maiores riscos para os idosos é a baixa imunidade. É normal que com o avanço da idade a capacidade do sistema imunológico diminua, levando a maior incidência de doenças infectocontagiosas nesse grupo.
Essa situação é apresentada não só no caso que estamos vivendo atualmente com o Covid-19, mas para qualquer outra doença. Além disso, o cenário pode ser ainda pior para aqueles que possuem algum tipo de doença crônica, cardíaca ou diabetes.
Como o idoso deve se prevenir do coronavírus?
As ações de prevenção são simples, mas devem ser realizadas com frequência durante o dia para serem eficazes. Isso inclui:
- Cuidar bem da saúde, com a intenção de fortalecer o sistema imunológico;
- Lavar as mãos com água e sabão com frequência durante o dia, lembrando de higienizar palma da mão, dorso, todos os dedos e punho;
- Uso frequente de álcool gel;
- Higienize com álcool 70% objetos tocados frequentemente, como celular, canetas, computadores, chaves e etc;
- Restringir contato com pessoas vindas de lugares com casos confirmados da doença, ou até mesmo pessoas gripadas;
- Não compartilhe objetos pessoais, como pratos, copos, talheres e até mesmo toalhas de rosto;
- Mantenha-se sempre hidratado.
Outra prevenção é manter sempre a carteirinha de vacinação em dia. Ainda não existe nada específico para combater o Coronavírus, mas manter o organismo forte é importante para reduzir o risco de contaminação.
Pensando nisso, o Ministério da Saúde resolveu adiantar a campanha de vacinação, dando início no dia 23 de março, com prioridade para idosos e trabalhadores da área de saúde.
Além disso, busquem não frequentar lugares fechados e com aglomeração de pessoas. Neste momento, inclusive, é recomendado que se possível, todos fiquem dentro de casa, para evitar contato com pessoas infectadas.