As doenças cardíacas podem afetar qualquer pessoa, de qualquer idade. Entretanto, existem algumas que aparecem justamente na terceira idade. No post de hoje você vai ver quais são as 5 principais doenças cardíacas que afetam o idoso.
- Pressão alta
A mais comum nos idosos, a pressão alta é causada geralmente pela ingestão exagerada de sal na alimentação. Mas mesmo que a pessoa tenha uma dieta equilibrada, ela pode sim desenvolver a doença, que além de diminuir a força do músculo cardíaco, provoca também insuficiência cardíaca ou cardiopatia.
- Insuficiência cardíaca
Essa doença, em muitos casos, está relacionada à presença de pressão alta que não é controlada, ou por conta de outras doenças do coração que não foram tratadas, o que consequentemente enfraquece o músculo do coração e dificulta o trabalho do órgão, criando uma insuficiência no bombeamento de sangue.
Os sintomas geralmente são: cansaço excessivo, inchaços das pernas e pés, falta de ar e tosse seca.
- Valvopatia
A valvopatia se desencadeia quando as válvulas do coração ficam mais grossas e endurecem, o que dificulta a passagem de sangue. Homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 75 apresentam maior facilidade em acumular cálcio nas válvulas, engrossando-as.
Os sintomas são raros, por isso o problema muitas vezes passa desapercebido.
- Cardiopatia Isquêmica
Essa doença surge quando as artérias que levam o sangue ao músculo do órgão, ficam totalmente entupidas a ponto de não fornecerem mais oxigênio suficiente. A cardiopatia é mais frequente em pessoas que possuem o colesterol alto, hipotireoidismo e diabetes.
Os sintomas mais comuns são: dores no peito, palpitações e cansaço excessivo.
- Arritmia
Entre as doenças mais comuns está a arritmia, que pode surgir em qualquer idade, mas com frequência maior nos idosos, por conta da redução e degeneração das células que levam os impulsos nervosos responsáveis por contrair o coração.
Em casos muito graves, os sintomas são: cansaço constante, sensação de nó na garganta e dor no peito.
Como a maioria dessas doenças não possuem sintomas específicos, a detecção fica ainda mais complicada. Por isso, vale ressaltar a importância de ir ao médico regularmente e fazer exames de rotina, a fim de identificar, caso ocorra, a doença em sua fase jovem.
A casa de repouso residencial em Família possui uma equipe multidisciplinar disponível 24h que atendem nossos hospedes e acompanham a saúde de um por um de forma única e exclusiva. Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais.