A terceira idade traz consigo algumas “consequências” não muito benéficas, como a perda da memória, por exemplo. O lado bom disso é que isso pode ser evitado e retardado, sabia? Hoje nós separamos algumas dicas essenciais para estimular a memória do idoso, seja em casa ou em uma Casa de Repouso. Confira!
1 – Jogo dos 7 erros
Certamente você conhece essa brincadeira, afinal ela é bem famosa, mas muito além disso, é muito eficiente para estimular a memória, uma vez que aguça a percepção do idoso e sua capacidade de análise enquanto procura pequenas diferenças em imagens que, a princípio, parecem iguais.
2 – Caça-palavras, dominó ou sudoku
Os três jogos possuem uma lógica muito semelhante. O primeiro estimula a memória visual através da procura da palavra desejada. O segundo ajuda no raciocínio lógico, uma vez que é preciso criar uma estratégia de jogo. O último, além de também exercitar a lógica, força o idoso a ter uma boa memória para cálculos simples.
3 – Quebra-cabeças
Todo mundo ama quebra-cabeças, né? Além de exercitar a memória visual ao procurar peças que se encaixem, essa atividade exercita MUITO o cérebro. O mais indicado é ir aumentando o número de peças.
4 – Fazer uma lista de compras, mas não usar
Sim, nós sabemos, parece loucura. Mas tente criar uma lista de supermercado antes de sair de casa, e ao chegar lá, guarde-a no bolso e force o seu cérebro a lembrar o que é necessário comprar. Apenas recorra à lista quando já estiver pronto para ir ao caixa e verificar quantos pontos você fez!
5 – Tome banho… sem abrir os olhos
Mais uma atividade que parece louca, mas dá certo. Tente tomar um banho completo sem abrir os olhos. Procure os produtos e utilize-os sem o auxílio da sua visão. Só não faça isso em dia de lavar o cabelo para não trocar o shampoo pelo condicionador, hein?
Entre agora mesmo em nossa página do Facebook e confira nosso trabalho com os idosos. Aqui sobra amor, carinho e atenção.