O Rio de Janeiro não é conhecido como a cidade maravilhosa à toa, com belezas naturais incríveis e diversas opções de lazer para os mais diferentes públicos, idades e gostos. Muitos se enganam e acreditam que a terceira idade já não deve mais sair ou se divertir, mas ao contrário do que se pensa, esses indivíduos vêm ganhando cada vez mais destaque por sua disposição e animação. Inclusive, o turismo de terceira idade movimenta o mercado constantemente, com uma boa porcentagem da população idosa que deseja viajar. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com os 6 melhores passeios para terceira idade no Rio de Janeiro.
Ilha da Gigóia
A Ilha da Gigóia no Rio de Janeiro é uma ilhota na Barra da Tijuca, onde nenhum veículo motorizado pode entrar, garantindo total tranquilidade e calmaria. Portanto, aqui o único tráfego é o dos barcos que fazem a travessia até o local e alguns jet-skis. Com apenas 3 mil habitantes, a Ilha da Gigóia é extremamente segura, com ar bucólico que agrada a diferentes tipos de públicos, principalmente quando falamos de idosos. Afinal, além da paisagem incrível, é possível aproveitar as boas opções gastronômicas e culturais da região. A maior parte dos bares e restaurantes tem vista para a lagoa, com música ao vivo e shows de artistas independentes. Com ótima infraestrutura, com certeza a terceira idade vai ter uma ótima experiência.
Cristo Redentor e Pão de Açúcar
É claro que as duas principais atrações da capital não poderiam ficar de fora da nossa lista. Ainda que pareça um passeio cansativo, é importante deixar claro que ambas estão totalmente preparadas para receber todos os tipos de públicos, até mesmo pessoas com mobilidade reduzida. Isso porque, é possível encontrar acessos com rampas, elevadores e escadas rolantes, além de outras facilidades que fazem parte da estrutura dos pontos turísticos. Portanto, para quem não quer enfrentar as escadas, mas ainda assim quer admirar o Rio de Janeiro de outro ângulo, saiba que o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar com certeza vão te surpreender.
Floresta da Tijuca
Para quem quer ter um respiro em meio ao calor intenso do Rio de Janeiro e preza pelo ar puro, a Floresta da Tijuca com certeza é o passeio ideal. Ela é considerada o coração da capital carioca e abriga diversos mirantes e lugares interessantes de fácil acesso. Com um carro e alguns passos, é possível chegar a lugares incríveis, como cachoeiras e recantos que te fazem esquecer de que está em uma das maiores metrópoles do Brasil. Algumas das melhores atrações da Floresta da Tijuca são a Cascatinha Taunay, o Lago das Fadas, Açude da Solidão, Mesa do Imperador e a Vista Chinesa. Além disso, para quem quer aproveitar uma boa refeição, não deixe de conhecer Os Esquilos, o Bar da Pracinha ou o Instituto Moreira Sales.
Teatro Municipal e Confeitaria Colombo
O Teatro Municipal está localizado no principal centro econômico, político e cultural do Rio de Janeiro, sendo um excelente passeio para os amantes de história. Inclusive, mesmo que não seja possível assistir a um espetáculo, fazer uma visita guiada para conhecer o interior com certeza já vai valer a pena.
Bem próximo dali está o famoso prédio da deliciosa e histórica Confeitaria Colombo, sendo um ótimo lugar para realizar uma boa refeição a qualquer hora do dia, seja café da manhã, almoço ou café da tarde.
Lagoa Rodrigo de Freitas
Com uma das paisagens mais bonitas do Rio de Janeiro, a Lagoa Rodrigo de Freitas é cenário tradicional, com crianças e jovens praticando os mais diferentes esportes, restaurantes diversos para visitar, além de vários bancos para curtir a brisa fresca. Inclusive, é um ótimo passeio para que a terceira idade se sinta parte do dia a dia carioca, sendo excelente para visitar a qualquer hora do dia, mas muito especial aos finais de semana. Além disso, ainda é possível alugar bicicletas, andar de pedalinho na lagoa ou até mesmo aproveitar para dar um passeio de helicóptero.
Museu da República
Por fim, o Museu da República está localizado em um Palacete do século XIX, o Palácio do Catete, situado na zona sul do Rio de Janeiro. Ele tem uma grande importância histórica, com salas que conservam até hoje a decoração original, contando mais sobre uma época mais recente do Brasil, com fatos vivenciados nas décadas de 30, 40 e 50. Ao fundo, há um enorme jardim para passear, com café e uma sala de cinema, sendo um passeio perfeito para quem gosta de história e cultura.
Então, agora que você conhece alguns dos melhores passeios para terceira idade no Rio, já pode criar sua lista de lugares para conhecer na cidade maravilhosa. Nossa dica é criar um bom planejamento, pois assim será capaz de visitar todos os pontos com tranquilidade, garantindo a melhor experiência de viagem.