Quando a terceira idade chega, estamos mais vulneráveis as pequenas eventualidades, e as quedas são a principal causa de acidentes com idosos. Uma pesquisa recente revelou que mais de 30% das pessoas com mais de 65 anos caem ao menos uma vez por ano, e se a idade for acima dos 75 anos, as chances são maiores ainda.
Cair é normal em alguns casos, mas também pode indicar muitos problemas em relação à saúde do idoso. Por isso, nesse artigo você verá as três principais causas de quedas de idosos e como evitá-las.
1 – Muitos medicamentos
Quando se utiliza 5 ou mais remédios frequentemente, pode ser que existam alguns efeitos colaterais, como: tontura, sonolência e queda de pressão, o que pode provocar quedas. Os medicamentos que causam esses efeitos são os diuréticos, calmantes, antidepressivos e anti-hipertensivos.
2 – Sedentarismo
Não praticar atividade física causa perda da força muscular, da flexibilidade e do equilíbrio, o que deixa o idoso mais frágil e propenso às quedas. Infelizmente esse quadro é muito comum na terceira idade, uma vez que a prática de exercícios não é estimulada. Para evitar isso, basta começar a praticar atividades físicas com mais frequência, o que não vai apenas ajudar a evitar as quedas, mas também melhorar e muito a saúde.
3 – Doenças
Algumas doenças crônicas, cardiovasculares, pulmonares, depressões, arritmias, e infecções estão associadas à propensão de quedas em idosos, já que a capacidade de locomoção está comprometida.
Enfim, esses são apenas os três motivos principais, mas existem inúmeros outros. A recomendação é, além de manter uma alimentação rica em nutrientes, praticar atividades físicas e fazer visitas regulares ao médico.
Os idosos que vivem aqui em nossa casa de repouso sempre passam por avaliações médicas, fazem atividades físicas de acordo com suas possibilidades e são auxiliados por nossa equipe de enfermagem e cuidados que estão 24h à sua disposição. Acompanhe a nossa página no Facebook e saiba mais.