A pneumonia em idosos pode ser, em muitos casos, fatal. O óbito pode ser causado por diversos motivos, como diagnósticos tardios e doenças crônicas, por isso, é de extrema importância que o idoso esteja em constante monitoramento, assim é possível procurar por um profissional aos primeiros sintomas.
Segundo o Ministério da Saúde, oito em cada 10 mortes causadas pela pneumonia, aconteceram em idosos.
Entenda como tratar e prevenir a doença.
O que é a Pneumonia?
A pneumonia começa a se manifestar no corpo humano quando um agente infeccioso como vírus, fungos, bactérias ou até mesmo reações alérgicas se instalam nos pulmões, agredindo então a área dos alvéolos pulmonares.
A presença da doença pode ser percebida por meio de sintomas como tosse com catarro, febre alta, falta de ar e outras. É importante que aos primeiros sinais um médico seja consultado, visto que quanto mais rápido o tratamento se iniciar, menos chances do quadro se agravar ainda mais.
Por que essa doença é mais comum em idosos e como os afeta?
Diversos fatores contribuem para que a manifestação da pneumonia seja mais forte em idosos, a principal delas é a imunidade baixa. Desse modo o organismo enfrenta mais dificuldades ao combater agentes invasores.
Além disso, existem outros dois fatores são bem influentes para esse problema. São eles a presença de doenças crônicas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, problemas renais e outras. Essas patologias podem agravar o quadro de pacientes que contraíram a pneumonia.
Outro fator é a disfasia, que é o prejuízo da capacidade de engolir corretamente os alimentos. Caso cheguem nos pulmões, gera um processo infeccioso que, se evolui, se torna pneumonia.
Diagnóstico
Em sua fase inicial a doença pode não apresentar sintomas, fazendo muitas vezes com que o diagnóstico seja tardio, prejudicando a eficiência do tratamento. Sendo assim, é de extrema importância que a qualquer anormalidade apresentada pelo paciente, um especialista seja consultado.
Os sintomas podem aparecer como tosse, dores no tórax, febre alta, confusão mental, fraqueza e muitas outras.
Pneumonia por aspiração
Ela geralmente ocorre em pessoas idosas que possuem dificuldades ao engolir, pessoas com refluxo, que estão inconscientes devido a anestesia, debilitadas, sob efeito de álcool ou drogas. Isso ocorre devidos a aspiração de minúsculas partículas localizadas na boca, que se instaladas no pulmão causam inflamação ou infecção.
Geralmente elas são eliminadas pelos mecanismos de defesa do corpo, como a tosse, mas se o paciente possui alguma dessas dificuldades relacionada acima, o resultado pode ser uma pneumonia por aspiração.
Prevenção para Pneumonia
A prevenção deve ser tomada não exclusivamente contra a pneumonia, mas também contra diversas outras doenças respiratórias. Por isso, é sempre importante tratar corretamente de resfriados, manter uma alimentação saudável, evitar ingerir álcool e fumar, tomar as vacinas corretamente, cuidados com a higiene bucal e ficar atentos a engasgos e voz molhada.
1 comentário
Estou cursando para ser Cuidador de idosos, e estou fazendo uma pesquisa sobre pneumonia em idosos.