Infelizmente, o câncer é uma doença que vem fazendo vítimas de todas as idades em todo o mundo e isso se deve, principalmente, ao fato das pessoas estarem vivendo mais.
Os homens ainda são muito resistentes ao tratamento, porém eles precisam se cuidar, porque o câncer de próstata é o segundo que mais mata, desde que não receba os devidos cuidados.
O melhor é com que o passar o tempo, a tecnologia tem contribuído e muito a fim de tornar tudo isso mais fácil, pois além dos procedimentos, a abordagem multiprofissional e o tratamento individualizado estão ajudando os pacientes.
No que diz respeito a cirurgia, a ação tem sido extrema conservadora. Já se tem empregado a cirurgia robótica, isso faz com que ela seja menos invasiva e como consequência, o paciente sente menos dor, o nível de sangramento também é menor assim como a quantidade de medicamentos empregados.
Sem contar que tudo isso também contribui para uma melhora nos resultados funcionais do paciente.
O tratamento quimioterápico também está evoluindo, porque a medicina personalizada permite que a quimioterapia seja cada vez mais específica, pois agora é possível conhecer melhor cada um dos tumores.
Na radioterapia, os benefícios também podem ser sentidos, as máquinas são mais precisas e com programação específica para irradiar apenas sobre o tumor. Esse cuidado é importante, pois mantém os demais órgãos preservados!
A abordagem multidisciplinar também tem sido fundamental, pois por meio dela, o paciente tem recebido atendimento completo incluindo psicológico, fonoaudiológico, nutricional e fisioterápico.
Gostou de saber como a tecnologia tem ajudado os mais diversos tratamentos? Continue acompanhando nosso blog, pois nosso objetivo é te manter sempre bem informado!