Segundo as estatísticas, até 2060 a população brasileira irá quadruplicar, e em uma sociedade obcecada pela juventude, a moda acaba ficando de lado na terceira idade.
Uma pesquisa recente revela que os consumidores dessa faixa etária possuem muitas insatisfações, sendo que 73% dos entrevistados classificaram como regular o atendimento no varejo, o que é consequência da falta de atenção e marketing para esse público.
Existem poucas opções para os idosos, que precisam de uma atenção especial, considerando as limitações que aparecem nessa idade. Nessa faixa de idade, além de expor estilo e personalidade, as roupas devem ser confortáveis, seguras e funcionais, uma vez que muitos idosos possuem certa dificuldade em realizar tarefas rotineiras.
Em contrapartida, muito diferentemente do passado, hoje as pessoas da terceira idade têm uma vida mais ativa. Passeiam, fazem exercícios físicos com certa regularidade e frequentam centros voltados para eles. Por isso, a moda deve acompanhar esse cenário e trazer mais opções.
Dicas
O primeiro passo é lembrar que as cores mais vibrantes dão destaque, já as mais sóbrias suavizam e escondem, sendo assim, é válido utilizar as cores mais escuras onde se deseja disfarçar algo, e as cores vibrantes para realçar os pontos positivos.
Cores claras e mais brilhantes dão impressão de aumento, já as escuras e foscas diminuem.
A flacidez nos braços é comum na terceira idade, então evite blusas e vestidos de alcinhas. Aposte em roupas com mangas.
Roupas muito curtas e apertadas também não combinam com os idosos, além de desvalorizar o look, não trazem elegância.
Se deseja esconder a barriga, escolha modelos de vestidos e camisetas mais folgadinhos. Para as mulheres, procure algo que marque abaixo do seio e seja soltinho, a silhueta fica mais curvilínea e feminina.
Antes de finalizar, aqui vai um conselho da nossa Casa de Repouso: lembre-se que a beleza não tem absolutamente nada a ver com não ter rugas ou a pele de pêssego, mas sim com o equilíbrio das formas e da sabedoria.