Você já ouviu falar no termo Presbifonia? A Presbifonia consiste em modificações na fala decorrentes do envelhecimento da voz, ou seja, com o passar dos anos algumas alterações são observadas no tom e na qualidade da nossa voz, principalmente quando ocorre a rouquidão.
O idoso faz parte de uma população que costuma sofrer com essa situação e dessa forma a voz perde a intensidade, fica mais frágil, trêmula e com uma projeção menor, além disso, também pode gerar falta de ar e cansaço, por isso é importante ter alguns cuidados.
Envelhecer faz parte da vida de todos os seres vivos e é normal que certos desgastes comecem a aparecer, é natural, mas há fatores que contribuem para diminuir essas modificações e outros que aceleram diretamente na má qualidade da voz.
Ter um voz em uma boa situação é fundamental, pois é por meio dela que conversamos, expressamos sentimentos e mantemos o contato com outras pessoas, e se ela não está em boas condições, acaba afetando diretamente o dia a dia de uma pessoa.
Um idoso que não consegue se comunicar ou passa a diminuir a fala, pode até acabar isolado ou até mesmo com depressão, pois há uma diminuição na interação e integração social.
Em mulheres, o envelhecimento da voz também costuma acontecer a partir da menopausa, depois dos 50 anos.
A laringe acaba sofrendo uma flacidez na musculatura e uma rigidez das cartilagens, somado a alterações estruturais nas pregas vocais como, edema e atrofia.
Diagnóstico
Vale ressaltar que alterações na voz ou mesmo a rouquidão não é algo normal e se isso persistir por mais de 15 dias é necessário consultar um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista.
O diagnóstico da Presbifonia é realizado pelo fonoaudiólogo por meio de exames, como a laringoscopia e também é realizada uma avaliação da voz e da pronúncia.
Como tratar e prevenir o envelhecimento da voz
Ter bons hábitos é fundamental para não ter graves problemas na voz e o que queremos dizer com isso? Evite fumar, ingerir grandes quantidades de álcool, café e alimentos gordurosos e não deixe de se hidratar diariamente, a água é uma grande aliada na saúde em geral.
Além disso, alguns exercícios técnicos que auxiliam no tratamento da voz, como, falar alto as vogais “aaaaaa”, “iiiiiiii” e “uuuuuuu” e também as consoantes “rrrrRRRrr” e “zzzzzzzzz”, pois ajudam na manutenção e vibração da voz.
Isso funciona como uma ginástica que auxilia no fortalecimento da fala. São técnicas que muitos cantores ou pessoas que utilizam a voz com uma grande frequência fazem.
Você já sabia o que era a Presbifonia? Deixe um comentário abaixo e compartilhe para que mais pessoas não tenham problemas na voz.
4 comentários
Bom dia !
Adorei ter esse conhecimento agora , pois não tinha ,
Nunca ouvir falar na presbifonia
Muito interessante as informações
Obrigada pelas informações…eu não sabia…muito útil.
Silvia Guimarães
Minha voz está diferente.
Estou falando derrepente fica fina parecendo quando está gripada.
O que fazer?