Com a chegada do novo Coronavírus no Brasil em fevereiro, começou a se falar bastante sobre o cuidado que deve se ter com os idosos. Todos devem tomar as medidas de proteção, mas como os mais velhos fazem parte do grupo de risco, acabam demandando uma preocupação maior.
Um balanço feito pelo Ministério da Saúde informou que 9 em cada 10 pessoas que morreram no Brasil com Covid-19, tinham mais de 60 anos.
Sendo assim, separamos algumas dicas fundamentais para que você consiga ajudar seu familiar que faz parte do grupo de risco. Confira!
Isolamento social
No Brasil, quase todos os estados adotaram o seguimento da quarentena, conscientizando sobre a importância da restrição das atividades sociais e busquem ficar em casa. Mas mesmo assim, às vezes é necessário quebrar o protocolo para realizar atividades essenciais, como ir ao mercado ou farmácia.
Para evitar que o idoso seja exposto à lugares com a presença de muitas pessoas, o ideal é que essas atividades sejam realizadas por familiares ou pessoas próximas, evitando que a pessoa de idade avançada seja contaminada.
Restrinja também as visitas a estes idosos. Muitas pessoas podem estar assintomáticas e serem potenciais transmissoras da doença.
Uso da tecnologia
Os ajude e incentive a utilizar aparelhos tecnológicos. Dessa forma é possível ter contato com entes queridos, preservando sua vida social virtualmente e reduz a sensação de solidão.
Com toda essa situação, também estão sendo disponibilizadas diversas atividades online voltadas à esse grupo, tais como aulas de ginástica, visitas virtuais a museus, filmes e shows.
Lembrá-los dos protocolos de higiene
Sempre lembre seu familiar dos protocolos de higiene, que inclusive, devem ser seguidos por todos. Faz parte deles, manter as mãos sempre higienizadas, com água e sabão ou álcool gel e, no caso dos idosos.
Todos os produtos comprados em mercado e farmácia devem ser higienizados com álcool 70%, já que o vírus é muito resistente em superfícies.
Garanta que as vacinas estejam em dia
Fique atento a carteira de vacinação do idoso e certifique-se de que todas elas estão em dia, principalmente a da gripe e a antipneumocócica. As duas são oferecidas gratuitamente pelos postos de saúde, basta conferir as datas de realização das campanhas.
Atualmente está acontecendo a campanha de vacinação contra a gripe, que por conta da epidemia está priorizando os mais velhos. Além disso, em muitas cidades foram criados espécies de drive-thrus, onde a pessoa é vacinada dentro do carro, sem precisar ter contato com ninguém, apenas com o profissional da saúde.
Apesar de ainda não termos a vacina contra Covid-19, ter as outras em dia ajuda no momento de exclusão de diagnósticos e para que não haja comorbidades.