Aproximadamente 20% das pessoas com mais de 65 anos sofrem de constipação intestinal. Além de gerar grande incômodo aos pacientes, o problema pode causar diversas complicações à saúde das pessoas que chegam a ficar até 10 dias sem ir ao banheiro.
Em alguns casos é necessário que uma intervenção cirúrgica seja realizada, visto que após alguns dias sem o corpo eliminar as fezes, elas se petrificam dentro do intestino. Este fenômeno é conhecido como fecaloma e, muitas vezes, não conseguem ser revertidas apenas com o uso de medicamentos.
Funcionamento adequado do intestino
Para que o intestino funcione de forma regulada, é muito importante ingerir alimentos saudáveis e bastante água. Isso pode influenciar nos movimentos do próprio intestino, que gera o bom funcionamento do mesmo.
Alimentos
Tanto a qualidade, quanto a qualidade dos alimentos ingeridos irão influenciar diretamente no funcionamento do intestino. Comer em pouca quantidade pode diminuir a frequência ao banheiro, já as grandes porções de comida podem influenciar na ação contrária.
Além disso, alimentos ricos em fibras são ótimos para regular esse órgão, mas, seu efeito só será realizado de fato, se junto dele for ingerido uma quantidade certa de água, de preferência 1 a 2 litros por dia.
Frutas e verduras também são ricas em fibras, por isso, tente incluí-las em todas as refeições, além dos grãos e farinhas.
Líquidos
Como já foi dito, ingerir água ao longo do dia é de extrema importância para o funcionamento do intestino. Porém, muita gente não gosta de ingerir o líquido puro. Sendo assim, é recomendável o consumo de chás, sucos e frutas, vendo que, também, são ricas em água.
Exercícios físicos
A constipação também está ligada aos movimentos do intestino. Com o passar dos anos acontece uma redução progressiva deles, que estão não só ligados ao avanço da idade, como também à diminuição das atividades físicas, o que as torna essenciais para o bom funcionamento do órgão.
Medicamentos
Outro causador do problema pode ser os medicamentos. Drogas como amitriptilina, clomipramina, nortriptilina, biperideno, codeína e escopolamina podem causar prisão de ventre. Por isso, se você faz uso de algum desses remédios, converse com o seu médico sobre a constipação.