O processo de envelhecimento traz inúmeras transformações em nosso corpo, tudo muda, inclusive a forma de funcionamento dos órgãos em geral. O corpo já não possui o mesmo ritmo e até mesmo a nossa voz muda, sabia?
Pois é, com o passar dos anos, as estruturas que são responsáveis pela produção de voz também mudam, e isso recebe o nome de presbifonia. No post de hoje você confere um pouco mais a respeito dessa transformação e como pode tratá-la.
Presbifonia
Vamos começar falando sobre a presbifonia ao pé da letra. O prefixo “presbi” tem como significado envelhecimento. Já o final “fobia” refere ao som ou o timbre da nossa voz, sendo assim, presbifonia significa envelhecimento da voz, causada por uma alteração nas cordas vocais.
É o meu caso?
Nem todos os casos de alteração de voz estão diretamente ligados à presbifonia, por isso se faz necessário realizar um diagnóstico completo, onde é possível verificar se existe alguma patologia vocal associada, como os nódulos, por exemplo, ou se realmente se trata do processo natural de envelhecimento.
Mas vale ressaltar que é preciso saber diferenciar duas coisas: a laringe é o local onde estão as pregas vocais, responsáveis pela produção de som. A presbilaringe é o nome dado à uma laringe envelhecida. Se a voz que está com alterações é a produzida na presbilaringe, então sim é um caso de presbifonia.
Todo mundo passará por isso?
Não. A presbifonia se trata de uma disfonia causada pelo envelhecimento das cordas vocais, mas isso não significa que todo mundo terá isso ao envelhecer.
Características
A pessoa que sofre de presbifonia tem alterações na musculatura responsável pela movimentação das pregas vocais:as pregas ficam mais arqueadas, criando uma fenda por onde o ar escapa durante a fala, fazendo a voz ficar mais fraca, menos potente e com falhas.
Tratamento da presbifonia
Da mesma forma que fazer atividades físicas podem reduzir os efeitos negativos do envelhecimento do corpo, a fonoterapia pode ajudar os pacientes por meio de exercícios que ajudam o processo de produção da voz, desde a respiração, até a movimentação das pregas vocais e a boca.
Prevenção da presbifonia
Por mais que seja algo natural e inevitável, é possível realizar exercícios que podem manter a voz clara e potente por mais anos. Mantenha uma rotina de atividades que façam uso da voz, cante, fale articuladamente, grave áudios, leia em voz alta, use a sua voz!