De uma maneira geral, a Hipoglicemia é um problema no organismo gerado a partir da baixa concentração de glicose no sangue, ou seja, abaixo de 70mg/dl. O que acaba afetando pessoas portadoras ou não de diabetes.
Alguns sintomas dessa situação, ou seja, de uma crise de hipoglicemia, são: o suor excessivo, sonolência, tontura, tremores, vertigens e fraqueza.
Mas, você conhece quais os alimentos podem ajudar durante uma crise de hipoglicemia? Você sabe também que existem alguns alimentos que você deve sempre incluir em seu cardápio para evitar que as crises ocorram com frequência?
Preparamos duas listas especiais para você, mas, ainda assim, é sempre bom consultar um médico especialista e um nutricionista para que eles indiquem o tratamento e a dieta precisa para o seu caso.
O que comer na hora da crise de hipoglicemia?
Mel
Um carboidrato de rápida absorção é ideal para fazer o nível de açúcar no sangue subir, sendo o Mel um ótimo aliado.
Por isso, tenha sempre Mel em sua casa e quando uma situação semelhante ocorrer, recorra a uma colher de sopa de mel.
Suco de laranja ou Suco de uva integral
Duas outras fontes de carboidrato de rápida absorção são o suco de laranja ou o suco de uva integral.
Você deve Tomar um copo de 150 ml. Comer a fruta não é a mesma coisa, já que ela possui fibras e o índice glicêmico é menor.
Refrigerante
Mais um grande aliado, nessas situações, seria o refrigerante, por ter grande concentração de açúcar. O ideal é beber um copo de 200 ml.
Espere 15 minutos após beber o copo, e constatando que a crise de hipoglicemia passou, o ideal é comer um carboidrato, como por exemplo, um pão integral ou purê de batata para que a glicose se mantenha alta por mais tempo.
Lembre-se, é importante que o refrigerante seja o “comum” e não “diet”, “zero” ou “light”.
Loja de produtos hospitalares!
O que comer para evitar crises de hipoglicemia?
Como falamos anteriormente, há alimentos que você deve incluir em seu cardápio para evitar que crises de hipoglicemia aconteçam.
O grande segredo, é manter os níveis de glicose no sangue dentro do padrão estabelecido de acordo com a idade, peso e outros fatores da saúde do indivíduo, por exemplo.
Dessa forma, para manter o nível de glicemia estável e em nível desejável, vale manter esses alimentos em sua dieta diária:
- Aveia: as fibras ajudam a regular e sustentar o nível de glicose no sangue por mais tempo
- Oleaginosas: gorduras boas e saudáveis que ajudam a manter os níveis de glicose ideais no sangue
- Iogurte com frutas: lanche com carboidrato, proteína e gorduras boas
Já conhecia essas dicas? Gostou? Comente e compartilhe suas experiências. Lembre-se: consulte sempre um médico.
3 comentários
Não sou diabético mas descobri ser portador de HIPERGLICEMIA o que me dava muita insegurança principalmente no período da manhã ! As instruções ou dicas obtidas nesse espaço foram bastante úteis não apenas para conhecer melhor o problema como para aperfeiçoar o tratamento ou prevenção a hiperglicemia. Fico agradecido pelas informações!
Muito interessante adorei a dica de voces
Durante anos me recomendavam ter uma bala pra essas horas, inclusive médicos … só piorava. Hoje, como carboidratos. Minha vida mudou!!
Não sou diabética, mas sempre tive crises de hipoglicemia bem fortes.
Obrigada pelo texto!