Quando um idoso está acamado, alguns familiares tendem a pensar que não há nada a fazer para melhorar sua mobilidade, apenas investir em cuidados que melhorem o desconforto e previnam ferimentos.
Essa ideia, felizmente, é uma crença em desuso, pois há muitos fisioterapeutas especializados no tratamento destas pessoas, para diminuir o desconforto e os problemas provocados por longos períodos acamados.
Em idosos acamados, os exercícios devem ser feitos duas vezes por dia, durante a semana. Essas atividades têm por objetivo deixar sua pele mais elástica e manter a força de seus músculos, além de facilitar a movimentação de suas articulações.
Os exercícios em pacientes acamados ajudam, ainda, a melhorar a circulação do sangue, evitando o surgimento de úlceras e as escaras (feridas que aparecem quando a pessoa passa muito tempo deitada).
É importante não forçar demais o idoso na hora de praticar os exercícios. Ele deve respeitar seu corpo, sem colocar sua saúde em risco. E, sempre que necessário, ser acompanhado por um fisioterapeuta ou outra pessoa capacitada para auxiliá-lo.
Exercícios motores para idosos acamados
Os idosos que estão acamados podem fazer exercícios motores de duas a três vezes por dia, com intervalo de um a dois minutos de descanso entre eles, de uma a três vezes por semana, lembrando que as sessões devem ter 48 horas de descanso.
Durante os exercícios, é importante manter a respiração normal, evitando prender a respiração, para não causar problemas.
Exemplos de boas atividades para os idosos acamados que melhorem sua mobilidade são aqueles voltados para as pernas e os pés.
Um exemplo é o idoso, deitado de barriga para cima no colchonete para exercícios, tentar mover os tornozelos de um lado para o outro e de cima para baixo, simulando o movimento feito por um pé de bailarina. Esse exercício deve ser feito três vezes com cada pé.
Ainda deitado de barriga para cima no colchonete para exercícios, ele deve dobrar e esticar as pernas três vezes seguida (cada uma delas). Já com as pernas dobradas, o idoso deve abrir e fechar as pernas, encostando e afastando um joelho do outro.
Mantendo sua perna esticada, ele deve levantar a perna para cima, mantendo seu joelho esticado. Depois, abrir e fechar a perna, para o lado de fora da cama. E, por fim, dobrar as pernas e tentar levantar seu bumbum da cama, três vezes seguidas.
Braços e pernas
Para os braços e pernas, são exercícios recomendados abrir e fechar os dedos das mãos e abrir e fechar as mãos. É interessante também que o idoso apoie o cotovelo na cama e mova as mãos para cima e para baixo, de um lado para o outro.
Caso consiga mover os braços, o idoso deve dobrar o braço, tentando encostar sua mão no ombro por três vezes seguidas, repetindo o exercício com cada braço.
Já com seu braço esticado, ele deve levantar o braço para cima, mantendo o cotovelo esticado e, depois, manter o braço parado e esticado ao longo do seu corpo, fazendo o movimento que indique estar abrindo e fechando o braço, arrastando então seu braço na cama.
Depois, o idoso pode fazer um movimento de rotação com seu ombro, simulando o desenho de um grande círculo na parede.
Exercícios respiratórios para idosos acamados
Quando o idoso que está acamado e consegue levantar da cama, ele pode fazer todos os exercícios desta série em pé ou sentado no colchonete para exercícios.
Aqui ele deve colocar as mãos sobre a barriga e inspirar de forma muito tranquila, observando assim os movimentos feitos por sua própria mãos. Enquanto isso, ele inspira profundamente e solta o ar devagar, por cinco vezes.
Ao levantar os braços, o idoso deve inspirar profundamente, soltando o ar ao abaixar os braços. Depois, esticar os braços para a frente, encostando as mãos das mãos uma na outra.
Depois, inspire profundamente quando abre seus braços em formato de cruz. Agora, é soltar o ar enquanto fecha seus braços, encostando novamente as pautas das mãos, exercício que deve ser repetido cinco vezes.
Outro exercício simples é encher pela metade uma garrafa com um litro e meio de água, colocando também um canudinho. O exercício é inspirar profundamente e soltar o ar no canudinho, cinco vezes em sequência.
Exercícios para idosos acamados com dificuldade de engolir
Quando o idoso está sofrendo com paralisia facial ou com dificuldade de engolir, deve fazer alguns exercícios, como usar canudinhos para tomar líquidos e mascar chicletes para estimular a mastigação (mordedores infantis ou carne também ajudam).
Encher as bochechas de ar várias vezes seguidas e estalar lábios e línguas entre 10 a 20 vezes também é um exercício simples, bem como murchar a bochecha para dentro, fazendo a “boca de peixinho“.
O idoso pode, também, colocar a língua para fora da boca e nos cantos da boca, fechar os olhos com força, fazendo caretas para um espelho, levantar as sobrancelhas, franzindo sua testa ou, ainda, assoprar ou assoviar uma canção.
2 comentários
Sou cuidadora de idosos preciso de bastante conhecimentos gostei muito das explicações
Sou cuidadora e amei as informações vou fazer com os meus pacientes 🙂