Outubro. Rosa. Mulher. Esse é o mês que todas as mulheres, independentemente da idade, devem se lembrar de se submeter a exames a fim de se proteger a incidência dessa doença tão séria que é o câncer de mama.
Assim como os demais tipos de câncer, o de mama pode surgir quando uma célula sofre algum problema em seu DNA e como consequência, ela passa a reproduzir não só de maneira desordenada como também acelerada e devido a isso, o tecido saudável é substituído.
Esse problema é o segundo que mais afeta as mulheres e só fica atrás do câncer de pele não melanoma.
Infelizmente, o número de casos tem aumentando devido ao envelhecimento da população, as mudanças no estilo de vida e a urbanização. Contudo, o acesso aos exames está mais fáceis de serem feitos e como consequência, a chance de cura aumenta consideravelmente.
Os fatores classificados como de risco são: idade; etnia; hiperplasia típica da mama; história familiar positiva, principalmente em parentes de primeiro grau; exposição hormonal prolongada: menarca (primeira menstruação) precoce, menopausa tardia, não ter filhos ou ter o primeiro após os 35 anos, terapia de reposição hormonal; álcool e cigarro; obesidade e fatores dietéticos.
Porém, também há maneiras de se proteger quanto a ocorrência desse problema que são: amamentação, ingestão de dieta saudável (rica em verduras e frutas) e prática de exercícios físicos.
De maneira geral, o câncer de mama costuma não apresentar em sua fase inicial algum tipo de sintoma e assim, a doença só é descoberta por meio da mamografia.
Contudo, quando ela apresenta sintomas, eles são: nódulo na mama; aumento no tamanho dos linfonodos das axilas ou de outras regiões, alterações da pele, alterações no mamilo, edema na mama, dor na mama, entre outros.
As mulheres que tem 70 anos ou mais, precisam ser submetidas a mamografia, pois esse exame é muito eficaz na descoberta do câncer em fases ainda iniciais.
Apesar do mês de outubro ser voltado a prevenção do câncer, as mulheres devem se cuidar em todos os meses de ano, principalmente porque, quanto antes essa doença é descoberta, maior são as chances de cura.
As nossas hóspedes e também os nossos hóspedes são acompanhados constantemente por profissionais que querem sempre melhorar a qualidade de vida deles. Por isso, se precisar, conte com os nossos serviços.
E continue ligado em nosso blog, sempre trazemos dicas especiais para toda a sua família!
2 comentários
Em dezembro de 2019 percebi um nodulo na mama esquerda.
Tinha 68 anos na época.
Fui à Clinica Geral que encaminhou para mamografia e ultrason
A mamografia foi dolorida porque o nodulo é de 8 cmts e fiquei com muitos ematomas, mas não acusou nenhuma irregularidade.
O ultrasom tb não acusou nada mas sempre me esclareceram que apesar de não ter aparencia maligna, eu precisaria passar com ums mastologista que ao fazer os exames de toque incluindo accilas e a outra mama . Tb pediu uma biópcia para que não ficasse nenhuma duvida e pudesse ser encaminhada para a retirada desse nódulo.
Ocorre que na semana marcada para a biopcia, começou a pandemia e o laboratório desmarcou a biopcia.
Continuo sem dor, sem alterações alguma na mama a não ser per fato de que sinto que cresceu ou saiu do lugar.
Devo fazer a biopcia ate o dia 15 de julho .
Pode me adiantar algo para que eu possa ir para a biopcia com esperança?
Tenho 76 anos e recentemente percebi um líquido leitoso na minha mama esquerda, quais as perspectivas de ser câncer?