Os animais domésticos estão presentes nos lares de inúmeras famílias, cachorros, gatos, papagaios, etc., não importa qual, mas estima-se que pelo menos 44% dos lares brasileiros tenham pelo menos um animalzinho de estimação. A razão disso? Bom, são muitas. Mas a principal se dá pelo fato de que os pets trazem inúmeros benefícios para a saúde física e mental de seus donos.
Quando se trata da terceira idade, melhor ainda. Como o processo de envelhecimento traz com ele a solidão, causada geralmente porque o cônjuge morreu ou os filhos já casaram, a presença de um bichinho de estimação no dia a dia ajuda, e muito, a combater o isolamento e a depressão, visto que ele se sente estimulado a passear e brincar com o pet.
Confira abaixo 4 benefícios relevantes que os animais proporcionam na vida do idoso:
- Promove a socialização: qualquer animal precisa passear diariamente. Sendo assim, durante esses passeios o idoso pode conhecer novas pessoas, interagir com os vizinhos e se comunicar.
- Melhora o humor: brincar com o cachorrinho ou gatinho faz com que as taxas de serotonina – neurotransmissor que regula o bum humor, o sono, o apetite e diminui as dores – aumentam. Dessa forma os níveis de ansiedade diminuem e é promovida a sensação de conforto e melhora do ânimo.
- Aumenta a disposição: caminhar pelo menos uma hora por dia com o pet traz a sensação de bem-estar e ajuda na saúde mental e coordenação motora.
- Previne doenças: diversos estudos feitos mostram que quem tem cães ou gatos durante a terceira idade, sofrem menos de depressão ou problemas relacionados à pressão sanguínea, frequência cardíaca e capacidade motora.
Com todos esses benefícios, o que você está esperando para adquirir um pet?
Quer saber mais sobre a Casa de Repouso Morada do Sol? Entre em contato agora mesmo.