A família é importante para todos nós, isso é fato. Mas, quando se trata da terceira idade ela se torna mais importante ainda. São duas questões que podem ser abordadas: primeiro o ponto de vista do idoso e suas necessidades e expectativas, segundo a família com sua organização dinâmica que nem sempre compreende e entende o processo do idosos nessa etapa da vida.
Perante o idoso, a família assume um papel importantíssimo. Com a fragilidade que acompanha o processo de envelhecimento, é comum surgirem conflitos entre filhos e pais, que passam a exigir novas responsabilidades e maiores cuidados. Sendo assim, cabe aos membros da família entender as transformações de vida da pessoa, conhecer melhor suas fraquezas e modificar a visão e suas atitudes quanto à velhice, colaborando para que o idoso mantenha o seu lugar no grupo familiar e na sociedade.
Um dos principais problemas quanto ao envelhecimento, refere-se ao isolamento social e aos sentimentos de solidão. Pesquisas recentes e a experiência prática mostra que os idosos que perdem ou têm suas capacidades diminuídas, carregam consigo a expectativa de receberem mais atenção e cuidados de seus filhos e netos. O fato é que, nesta fase da vida, o idoso precisa sentir-se valorizado, viver com dignidade e receber o carinho da família.
Além disso, os parentes devem agir ativamente, integrando e incluindo o idoso em suas atividades do dia-a-dia. As tarefas diárias e o estilo de vida pode dificultar a presença do familiar no cuidado ao idoso, mas as possibilidades de conciliar estes papéis são muitas e não podem ser deixadas de lado.
Os hóspedes da casa de repouso Morada do Sol recebem semanalmente a visita de seus parentes. Além disso, nossos cuidadores e colaboradores oferecem atenção e carinho especial a todos eles.
Quer saber mais sobre a nossa casa de repouso? Entre em contato agora mesmo.