Em geral, um idoso com Alzheimer requer muitos cuidados, isso porque os cuidados oferecidos à essas pessoas exigem presença e contato físico, além do auxílio de familiares ou cuidadores. E neste momento de pandemia, o desafio é conciliar os cuidados cotidianos com as medidas protetivas ao novo Coronavírus.
É importante que mesmo em isolamento social, o idoso tenha uma rotina de atividades que despertem estímulos, assim como rotina, com horários estipulados para cada uma das atividades diárias.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar durante essa fase de quarentena:
Contato social
O isolamento e solidão podem aumentar a perda de capacidade cognitiva do idoso com Alzheimer ou outras demências. Por isso, não é recomendado que eles fiquem sem o contato da família durante esse período.
É de extrema importância que todas as medidas preventivas sejam seguidas rigorosamente, como:
- Deixar apenas um integrante da família ou único cuidador junto do paciente, de forma que essa pessoa também tenha restrições sociais e mantenha cuidados de higiene;
- Manter as mãos sempre higienizadas com água e sabão ou álcool em gel;
- Evitar contatos físicos.
Manter uma rotina
Mesmo dentro de casa é importante que o idoso com demência tenha horário para realizar as atividades diárias, como acordar, comer, tomar banho e dormir. Levando em consideração que a rotina deve ser igual todos os dias.
Não seguir um padrão de horário e rotina pode gerar estresse ao paciente.
Realizar atividades de estímulo
Também é recomendado que atividades sejam implementadas nessa rotina, de forma que aspectos físicos e cognitivo do idoso seja estimulado. Isso pode ser realizado por meio de atividades simples, como pequenas caminhadas dentro de casa, leitura, alongamentos e etc.
Convidar o familiar para ajudar com a preparação de uma receita, ou ver fotos antigas também pode funcionar.
Evitar noticiários
Manter-se informado sobre a situação do mundo é muito importante, mas, quando consumido em excesso pode gerar angústia e mudanças no comportamento do paciente. Por isso, evite assistir televisão, em especial notícias pesadas.
Opte por filmes ou programas de entretenimento para passar o tempo e, escolha apenas um momento do dia para se informar.
Buscar especialistas para ajudar nessa organização
Terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas podem ajudar muito neste momento de seleção de atividades estimulantes, inclusive com atendimentos virtuais.