Ingerir alimentos que aumentam a imunidade são fundamentais para prolongar a qualidade de vida. Esses bons hábitos devem ser aplicados ao longo de toda vida para aumentar as chances de um bom envelhecimento.
Por isso, é importante seguir uma dieta balanceada, que contenha os nutrientes necessários para fortalecer a imunidade e garantir que a velhice chegue com disposição e bem estar.
Confira abaixo alimentos que podem proporcionar esses benefícios. Lembrando que o acompanhamento de um nutricionista é de extrema importância para uma alimentação personalizada, já que cada organismo funciona de uma forma diferente.
A importância de alimentos que aumentam a imunidade
Boa parte das patologias desenvolvidas durante o envelhecimento tem ligação direta com a nutrição do paciente. Sendo assim, a ingestão de nutrientes se torna primordial no controle do desenvolvimento, ou retardo dessas doenças. São elas alterações no colesterol, na pressão arterial ou até mesmo na glicemia.
A partir dos 60 anos é comum ocorrer uma diminuição na capacidade de perceber gostos doces e salgados dos alimentos, enquanto que amargos e ácidos se mantém inalterados. Isso ocorre devido a atrofia das papilas gustativas que são responsáveis pelo paladar.
Com isso, é comum que muitos idosos sofram da falta de apetite, agravando ainda mais os quadros nutricionais, já que não se alimentam corretamente. Nestes casos é de extrema importância que um profissional seja consultado, assim é possível que medidas sejam tomadas.
Alimentos que aumentam a imunidade
Confira 05 alimentos ricos em vitaminas, proteínas e minerais, que são essenciais para a manutenção do sistema imunológico.
Frutas cítricas
Esse tipo de alimento é uma excelente opção para ajudar no fortalecimento da imunidade, já que apresentam a presença de vitamina C. Esse tipo de vitamina é antioxidante, contribuindo na resistência do organismo contra infecções.
frutas como limão, laranja, kiwi e goiaba são sempre recomendados para uma dieta balanceada.
Alimentos verde escuro
Alimentos dessa tonalidade, como couve, brócolis, espinafre e rúcula, são ricos em ácido fólico, nutriente que auxilia na formação das células sanguíneas, mais conhecidos como glóbulos brancos, que possuem a função de defender o sistema imunológico.
Esse nutriente também pode ser encontrado no feijão, fígado bovino, shiitake e shimeji, que são dois tipos diferentes de cogumelos.
Tomate
O tomate possui uma substância capaz de eliminar os radicais livres do organismo, e também ajuda a combater doenças do coração e vasos sanguíneos. Ingerir esse tipo de nutriente pode contribuir na redução do envelhecimento celular.
Pimenta
O betacaroteno é um dos conversores da vitamina A e pode ser encontrado na pimenta. O componente contribui no bom desenvolvimento dos olhos e atua no organismo na proteção contra infecções.
Cebola
Utilizado como tempero para diversos alimentos, a cebola é rica em alicina, que funciona como ação antibacteriana, antiparasitária e antiviral. Seus nutrientes são essenciais no combate de processos infecciosos e inflamatórios, contribuindo também na redução do risco de alguns tipos de câncer.