A chegada da terceira idade é algo bastante temida pela maioria da população, isso porque esse período é automaticamente associado a doenças e limitações, além da relação com o final da vida. Mas tomando os devidos cuidados, é possível que a melhor idade seja repleta de possibilidades e conquistas.
Conhecer a fundo os pontos sobre essa nova realidade é fundamental para que a família possa oferecer os devidos cuidados sem que o idoso perca a independência e proatividade ao realizar as tarefas diárias, que já fazem parte da rotina dele.
Quais são os principais mitos e verdades sobre a terceira idade?
Passeios
Não é necessário restringir passeios aos idosos. Prender ele em casa pode fazer com que sintomas como esquecimento e outras doenças se manifestem antes do tempo, isso porque o contato com o mundo externo exige que a mente se exercite sempre.
Além disso, o grupo da terceira idade muitas vezes possui a mente mais ativa que o grupo jovem, o que possibilita o contato com novas experiências e também a prática de exercícios físicos, sempre respeitando os limites do corpo.
Por isso, mesmo com problemas de mobilidade é sempre recomendado que o idoso realize passeios para interagir com o mundo exterior.
Necessidades alimentares
Nesses casos é indicado que na hora da compra, as comidas com nutrientes biodisponíveis tenham preferência, já que são absorvidos facilmente pelo organismo, possibilitando que a pessoa ingira uma quantidade menor de comida, mas sem prejudicar a saúde.
Problemas de memorização
É normal associarmos a perda de memória com a chegada da terceira idade, porém, a doença não se restringe apenas às pessoas desse grupo, se tornando então um problema geral.
Estimular a mente com conversas, passeios, atividades variadas e até jogos, são soluções bastante comuns para prevenir a mente da falta de memória a longo prazo, além de outras degenerações mentais.
É possível aprender coisas novas?
A mente do idoso pode ser mais ativa que a de um jovem, portanto, buscar por novos conhecimentos é totalmente possível para esse grupo, inclusive, a família sempre deve estimular que a pessoa busque sempre aprender coisas novas.
As aulas coletivas são indicadas nos casos que não possuem restrições de mobilidade, já que estimulam simultaneamente a sociabilidade.
Cuidado extra com as medicações
Não cumprir os horários das medicações pode ser extremamente nocivo à saúde dos idosos, podendo prejudicar o tratamento e causar efeitos colaterais indesejáveis ao paciente. Neste caso a produção de uma tabela contendo as informações de todos os medicamentos, pode facilitar no dia- a- dia.