A pneumonia é uma das principais causas de internação de idosos. Gerada pela instalação de vírus ou bactérias na região dos pulmões, a patologia tem como alvo principal aqueles, cujo sistema imunológico se encontra comprometido, ou até mesmo os que possuem problemas crônicos de respiração.
Quando manifestados em idosos, os sintomas nem sempre se mostram evidentes, fator que acaba comprometendo o decreto do diagnóstico. O tratamento tardio, levado a falta de evidências da doença no indivíduo, pode causar uma série de complicações ao paciente.
Sintomas de pneumonia em idosos
Os principais sintomas apresentados pela doença respiratória ao se manifestar no indivíduo é a tosse intensa, com presença de secreção ou até mesmo sangue, febre alta, falta de ar e dor no peito.
Já no grupo de idosos, os sintomas podem ser mais sutis, em alguns casos, a doença abala o quadro geral de saúde do paciente, deixando-o mais indisposto para atividades diárias e redução de apetite, fatores que podem ser facilmente confundidos com as características da idade.
Com o avanço da velhice, a pneumonia se mostra mais perigosa, vendo que seu surgimento pode ser uma porta de entrada para diversas outras complicações, como insuficiência cardíaca e hipertensão arterial, pois o órgão respiratório está ligado diretamente ao coração.
Além da imunidade, os medicamentos também podem ser agentes causadores do surgimento da doença.
O que pode causar pneumonia em idosos?
– Idade igual ou maior que 65 anos;
– Presença prévia de doenças crônicas, tais como: hipertensão, asma, problemas cardíacos, diabetes, entre outras;
– Necessidade frequente de hospitalização;
– Contato direto e frequente com outros idosos que têm a doença (como em casas de repouso e outras instituições de moradia para a terceira idade);
– Alimentação inadequada e desnutrição;
– Uso de sondas gástricas para a alimentação;
– Tabagismo e alcoolismo.
Como prevenir a pneumonia na melhor idade
– Os portadores de enfisema, bronquite crônica, asma e rinite, devem consultar regularmente um especialista para fazer um tratamento controlado;
– Alimentação equilibrada também é importante para manter a imunidade contra doenças;
– Deixar de fumar é fundamental quando se trata de doenças relacionadas ao pulmão;
– A prática de exercícios físicos fortalecem o corpo e ajuda na prevenção de doenças;
– A vacinação antigripal e antipneumocócica também são essenciais na prevenção de doenças respiratórias.
Tratamento
O tratamento para a pneumonia em idosos pode ser realizado no hospital ou em casa, a escolha depende da orientação médica e da gravidade do quadro.
Os antibióticos está entre as principais formas de tratamento para combater a pneumonia. Vale ressaltar, que a escolha do tipo de intervenção a ser aplicada também compete ao médico, de acordo com a bactéria que está associada à doença.
Para casos de infecção aguda, a decisão escolhida pelo médico pode ser a de internação no CTI.