A terceira idade é marcada por inúmeras mudanças no nosso corpo e no cérebro. Por mais que o idoso seja ativo, haverá algumas mudanças no reflexo, na visão, no equilíbrio, audição e assim por diante, e tudo isso o torna mais propenso às quedas. Sem falar no enfraquecimento dos ossos, que acontece frequentemente com os idosos.
O lar parece um local seguro, mas é possível sim acontecer acidentes dentro de casa. O ideal é evitar a exposição do idoso aos riscos. Sendo assim, hoje daremos 8 dicas para deixar a casa segura para os idosos, confira!
Coloque barras de segurança
De acordo com uma pesquisa feita recentemente, a cada 8 acidentes com idosos dentro de casa, pelo menos 5 são no banheiro ou na cozinha. Por isso e preciso ter uma atenção especial com esses cômodos instalando barras para suporte/pontos de apoio, pois elas ajudam a melhorar a autonomia do idoso nos afazeres do dia a dia.
Nada de tapetes
Além de alterações no equilíbrio, o idoso também sente mais dificuldade nas caminhadas, que se torna mais lenta e arrastada e facilita, e muito, os tropeços e possíveis escorregões. Visto isso, os tapetes soltos no piso podem se transformar em grandes inimigos.
O essencial é evitar o uso de tapetes, por mais que sejam aqueles mais grandes, uma vez que o desnível do solo pode acabar causando quedas também.
Mude a rotina do idoso
Idosos que possuem uma alteração grave do estado de equilíbrio podem ter nas escadas uma grande armadilha. Pessoas que moram em sobrados, por exemplo, possuem mais tendência a ter dificuldades para realizar suas tarefas diárias, ainda mais se for necessário subir e descer escadas com frequência.
Por isso, se a instalação de um pequeno elevador não for possível, tente centralizar tudo o que fizer parte do cotidiano do idoso em apenas um andar, de forma que o uso de escadas possa ser drasticamente reduzido.
Móveis em locais errados
Mesinhas de centro, cômodas, estantes…Estes são alguns móveis que geralmente ficam fora do nosso campo visual, podendo nos fazer tropeçar/esbarrar facilmente. Então evite esses tipos de móveis em locais onde há o idoso circula.
Animais
Como já falamos aqui, os animais são uma ótima companhia para os idosos, mas é preciso estar atento aos riscos que isso envolve. Evite deixar brinquedos do cachorro pela casa, escolha mobílias e piso que sejam diferentes da cor do animal.
Haja Luz
Acordar no meio da noite para ir ao banheiro é comum para todos nós, ainda mais para os idosos que em muitos casos, já sofrem de incontinência urinária, por isso, tenha o cuidado de garantir que existam interruptores de fácil acesso pela casa.
Cama e colchão
A cama do idoso deve, obrigatoriamente, ter uma altura boa de acordo com o idoso. Se não for possível comprar uma cama nova, tente fazer adaptações, diminuindo ou aumentando os pés da cama, por exemplo.
Poltronas/Cadeiras
Assim como as camas, as poltronas e cadeiras também devem ter altura adequada para prevenir possíveis quedas do idoso. Lembrando que o ideal é que as mesmas tenham braços, o que melhora o conforto e também facilita o apoio do idoso ao sentar e se levantar.