No mês de outubro, todas as atenções se voltam para as mulheres em prol da prevenção do câncer de mama. Em novembro, é a vez dos homens, pois esse período é destinado a prevenção ao câncer de próstata.
No Brasil, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), apontam que o câncer de próstata é o segundo que mais afeta aos homens ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. No mundo, esse problema de saúde fica em sexto lugar.
Homens mais velhos são os que mais sofrem com esse problema de saúde, pois 6 em cada 10 dos casos descobertos é oriundo de homens que tem 65 anos ou mais.
Dessa forma, é fundamental que os cuidados comecem ainda com 45 anos, se existe caso dessa doença na família. Caso contrário, as visitas ao urologista devem ser anuais a partir dos 50 anos de idade para a realização do exame de toque e PSA, pois essas são as melhores formas de detectar a doença de maneira precoce.
Quanto antes descoberta, melhores e maiores são as chances de cura, pois os tratamentos são menos invasivos.
Muitos homens resistem e muito a visitar um médico, porém eles precisam ir, pois em 10 segundos, o especialista, por meio do exame de toque, analisa o tamanho, a consistência e se o órgão apresenta lesões.
Infelizmente, o exame de toque ainda é um tabu para muitos homens, porém ele precisa ser quebrado, pois só assim é que a doença poderá ser combatida.
O mês de novembro é destinado a prevenção dessa doença, pois o dia 17 foi escolhido como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e o azul foi escolhido como a cor oficial do símbolo que visa o combate a esse problema tão grave!
Viu só como é fundamental fazer visitas regulares ao médico? Por isso, não deixe que o medo, a vergonha ou qualquer outro sentimento te impeça de cuidar da sua saúde.
Gostou dessas dicas e quer mais sobre como cuidamos dos nossos hóspedes? Entre em contato agora mesmo!