Câncer de mama: o que é, quais são os sintomas e como é o tratamento? Essas são algumas perguntas que geralmente aparecem no mês de outubro, que ganha a cor rosa devido a campanha para que as mulheres busquem a prevenção diante dessa doença que é tão cruel. Por isso, continue lendo esse post que nós do Morada do Sol preparamos especialmente para respondera todas as suas perguntas.
Como o próprio nome diz, o câncer de mama é um tumor maligno que aparece na mama devido a alterações genéticas que surgem em um conjunto de células da mama que começam a se dividir de maneira descontrolada. Só no Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde são registrados por ano mais de 52 mil casos.
Os sintomas classificados como iniciais consistem em alterações visíveis na forma ou na sensibilidade da mama e se o problema for descoberto de maneira precoce, a chance de cura aumenta.
Porém, além dessas alterações, outros sintomas comuns são: vermelhidão, inchaço, dor ou calor na pele da mama, aparecimento de caroço ou nódulo que não diminui, inchaço ou nódulos nas ínguas das axilas; falta de simetria entre as mamas; sulco na mama; pele da mama fica parecendo uma casca de laranja.
A coceira frequente no mamilo ou na mama; aparecimento de feridas ou crostas na pele que fica junto ao mamilo; mamilo liberando líquido especialmente sangue; mamilo invertido e veia crescente ou fácil de ser observada também podem indicar que algo está errado.
Diante do aparecimento do problema, há diversos tratamentos para o combate da doença e eles variam conforme o tipo e também o estágio em que o câncer está.
A terapia classificada como local visa tratar no tumor no ponto onde ele apareceu, sem permitir que o restante do corpo sofra e, por isso, ele pode ser tanto cirúrgico quanto radioterápico.
Já os tratamentos sistêmicos, utilizam medicamentos que estão aplicados diretamente na corrente sanguínea objetivando atingir diretamente as células cancerígenas onde quer que elas estão ou, ainda, os medicamentos que ingeridos oralmente pela paciente.
Conforme o tipo de câncer de câncer, a mulher será submetida a quimioterapia, terapia hormonal ou, ainda, terapia alvo. Porém, a grande maioria das mulheres é submetida a cirurgia para que o tumor seja retirado de forma completa.
Aproveite o mês de outubro e faça um check up, afinal saúde é coisa séria, concorda?
Tem alguma sugestão de post? Gostaria de ver um assunto específico em nosso blog? Comente aqui embaixo.
Quer saber mais sobre a nossa casa de repouso? Entre em contato. Ligue ou preencha o formulário abaixo e tire suas dúvidas ou agende uma visita. Esperamos por você.